A Academia de Música de Vila Verde (AMVV) é o principal pilar da Associação Cultural e Musical de Vila Verde (ACMVV), que há já longos anos tem vindo a desenvolver projetos no âmbito da Música, da Formação Profissional e do Desporto.

 

Em 1982, é fundada sob a alçada da Câmara Municipal de Vila Verde a única Escola de Música do Concelho, que, na altura, abriu as portas com mais de seiscentas inscrições.

 

Em 1995, para tornar independente a Escola de Música, foi constituída a Associação Cultural e Musical de Vila Verde, que assumiu a continuidade do ensino da música com aulas de variados instrumentos e formação musical. Graças ao trabalho desenvolvido, rapidamente, este ensino proliferou em todo o Concelho, garantindo o acesso a todos os habitantes, através de polos em Pico S. Cristóvão, Goães, Covas de Aboim, Ponte, Atães, Lage e Freiriz. Posteriormente, estes polos tornaram-se autónomos e, consequentemente, o número de alunos na sede reduziu.

 

A Escola de Música foi sofrendo, desde o seu início, diversas alterações orgânicas e funcionais, conducentes ao seu processo de maturação, tendo assumido em 2005, através da atribuição da autorização definitiva DREN/ nº 186, por parte do Ministério da Educação, a denominação de Academia de Música de Vila Verde.
Durante o ano de 2005 e 2006, na sequência da oficialização, a profissionalização e o rigor de funcionamento de todos os serviços nos três regimes de ensino articulado, supletivo e livre, impôs a criação de um corpo administrativo e pedagógico sólido, constituído por dezasseis professores e cinco colaboradores com contratos de Prestação de Serviços.

 

As atividades de Sensibilização para a Música, junto das escolas do ensino básico e pré-escolar, estão implantadas desde a sua fundação, com o objetivo de criar públicos e promover a aprendizagem da música.

 

© Blogue do Minho

A Academia de Música de Vila Verde tem uma estratégia e um projeto integrado de criação, difusão, interpretação e formação, sustentado em parcerias fortes com Câmara Municipal de Vila Verde, Escola Básica 2, 3 de Vila Verde, Escola Básica 2,3 Monsenhor Elísio Araújo, Escola Básica 2,3 de Prado, Escola Básica 2,3 de Moure, Escola Básica 2,3 de Ribeira do Neiva, Escola Secundária/3 de Vila Verde, Colégio Teresiano de Braga, Colégio João Paulo II, Conservatório de Música de Porto, Universidade do Minho, Universidade Católica de Braga, Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, Escola Profissional Amar Terra Verde, Proviver EM, Atahca – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, Gabinete de Ação Social, UNIVA da Câmara Municipal de Vila Verde, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Cruz Vermelha, Centro Social da Paróquia da Lage, Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Colégio Didalvi, Câmara Municipal de Terras de Bouro, Câmara Municipal de Ponte da Barca, Banda Musical de Carvalheira, Colégio Carvalho de Araújo e Hospital Escala Braga.

Quer saber as últimas novidades?

Subscreve a newsletter